UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES
Uma Cançã Para a Minha Escola
“Massificando Práticas Musicais nas Escolas Primárias e Secundárias”
Apresentação Resumida do Projecto:
J. Borges
O que é?
- Um estudo participativo e experimental (os pesquisadores estarão directamente envolvidos nas actividades das fontes/amostras (alunos seleccionados nas escolas ) aplicando o métodos de ensino prático da teoria de música, de modo a identificar problemas, propôr e aplicar possíveis soluções. Estas serão analisadas em encontros concebidos para o efeito para a produção de relatórios científicos. Este processo envolve as disciplinas de Música, Psicologia, Sociologia, Antropologia e Gestão Cultural.
Duração e fases do projecto:
5 anos
- Fase I (2 anos) – 1ª Etapa ( 1 ano apartir de Agosto 2012); 2ª Etapa (1 ano)
- Fase II – (3 anos)
- Para que? (objectivo)
- para permitir que os alunos das escolas primárias e secundárias possam aprender a interpretar música num método prático e em tempo útil ao mesmo tempo que os estudantes das especialidades envolvidas execitam na prática o que aprendem nas aulas.
- para que se possa ter maior número de monitores de música a curto prazo para as escolas e para a sociedades no geral
- para que as nossas escolas possam ter grupos musicais baseados em conhecimento musical que associe o talento empírico à técnica e ciência, dando mais valia a arte e tirando maior porveito das vantagens que esta oferece ao indivíduo.
- para que a nossa socidade, moçambicana, possa perceber a ciência e profissão que existe na música e as suas vantagens apartir de amostras locais (alunos que pertencem a sociedade que estarão envolvidos).
- para que seja possível apresentar resuldados (que esta experiência vai produzir) com maior rigor e segurança científicas na base da nossa própria realidade e condições.
- Porque?
- porque a música ainda não é entendida como ciência e como profissão, nas nossas comunidades.
- porque os nossos alunos ainda não estão a ter uma educação musical eficaz devido a falta de professores ou monitores de música qualificados no país.
- porque ainda não se sabe que benefícios tem praticar e conviver com as artes no geral e com a música em especial.
porque é urgente incutir aos nossos professores primários esecundários que a prática da música é tão importante para o cérebro e a alma do quanto é a educação física para os músculos, e por via disso perceberem ogrande papel que têm na motivação dos seus alunos para práticas regradas de música sempre que as oportunidades se apresentarem.
- Quais são as vantagens?
- ocupar as nossas crianças e jovens com actividades úteis evitando que a falta de ocupação os leve a desvios comportamentais e mútuas influências negativas.
- orientação escolar e vocacional dos alunos e outros envolvidos no projecto pelos docentes e estudantes de psicologia que estão ligados ao projecto.
- orientação para uma socialização positiva e activa pelos docentes e estudantes de sociologia envolvidos no projecto.
- tornar as nossas crianças e jovens mais hábeis intelectualmente, porque a sua actividade psico-motora será mais exercitada, assim como exertar a sua temperância devido ao contacto com oestético e prazeroso, (a arte, a expressão e a comunicação).
- traduzir para os alunos desde muito pequenos o espírito de trabalho coordenado e em equipa.
- expôr os jovens formados, em formação e os que se formam em música para oportunidade de emprego
- valorizar o repertório musical nacional (folclórico e popular), sem deixar delado outros estilos de outras origens, fazendo assim perceberem o valor da interacção cultural.
- trazer publicações nacionais relevantes sobre a música, o que não temos até o momento.
- Como vai ser implemetado?
- a ECA, irá alocar estudantes do curso de música em grupos de 2 aos grupos nas escolas, que irão dar iniciação musical em 12 aulas, nas escolas, passando depois deste programa os mesmos monitores a acompanhar os alunos com práticas para a consolidação usando vário repertórios. Estes serão supervisionados por docentes da área.
- estudantes de Psicologia e de Sociologia, igualmente supervisionados por docentes das áreas irão trabalhar com os vários grupos usando seus métodos para acompanhar, analisar e tirar conclusões; problematizar, propôr soluções e experimenta-las.
- a cada fase que seguir vai se procurar duplicar o número de escolas envolvidas e assim o número de monitores de música e das outras áreas também.
- serão promovidos seminários de capacitação e palestras com especialistas nas áreas para discussão e análise das actividades desenvolvidas, onde estarão convidados também os pais ou encarregados de educação e sociedade no geral, sempre que possível.
- alguns alunos poderão ser seleccionados em função do seu carácter (tímidos, pedagogicamente fracos, excessivamente extrovertidos, especiais, etc) para acompanhamento mais profundo. Contudo a participação é livre a qualquer aluno ou professor interessado, independentemente da sua classe ou idade.
- reaproveitamento de alguns professores e alunos das escolas para capacitção a monitores de música.